sábado, 25 de julho de 2015

CEBM - Reunião de Instrutores.

Em continuidade ao processo de recepção dos novos Oficiais e Cadetes que frequentarão do Curso de Especialização em Bombeiro Militar - CEBM, foi realizada no dia 22 de Julho do corrente, reunião preparatória com os instrutores do curso.


A reunião foi coordenada pelo Maj Fortes (Chefe da Divisão de Ensino da Escola de Bombeiros) e tratou, especificamente, das orientações e dos ajustes didáticos ao modelo de curso definido.


Em que pese a dificuldade do horário, uma vez que o curso se dá, majoritariamente à noite e aos sábados, instrutores e Escola de Bombeiros firmaram compromisso de plena dedicação ao histórico processo que será iniciado na segunda-feira próxima, dia 27 de Julho, quando começam as aulas da última turma de Oficiais da Brigada Militar que poderá optar pela inclusão no novo CBMRS.

 
Grande abraço a todos!  

terça-feira, 21 de julho de 2015

Processo seletivo para o Curso de Especialização em Bombeiro Militar - CEBM

No dia 18 de Julho do corrente, sob coordenação do Ten Cel Cléber, foi realizado o teste de aptidão física (TAF) e a prova física específica para a realização da última edição do Curso de Especialização em Bombeiro Militar - CEBM, ainda dentro da estrutura da Brigada Militar.


O curso tem por finalidade especializar Oficiais e Cadetes da Brigada Militar nas atividades do Corpo de Bombeiros e faz parte do processo de transição e estruturação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado.



Na parte da manhã foi realizado o teste de aptidão física, composto de corrida, abdominal e exercício de força de membros superiores (barra ou flexão sobre o solo, de acordo com a idade do candidato).

Na parte da tarde foram realizadas as provas específicas, compostas por subida na escada mecânica, permanência no interior da "casa de fumaça" e natação.


O curso apresenta uma modelagem diferente do extinto Curso de Especialização em Bombeiros para Oficiais (CEBO), sendo realizado diariamente no período noturno e aos sábados, em razão dos ajustes necessários ao atendimento do comando determinado pela Emenda Constitucional Nr 67/2014 e à necessidade de formação dos Cadetes da Academia de Polícia Militar que se encontram ainda frequentando o Curso Superior de Polícia Militar junto aquela Academia durante o período diurno.


Dos 34 candidatos inscritos, 30 obtiveram aprovação nas duas fases finais, e deverão se apresentar junto à Escola de Bombeiros para início do curso no próximo dia 27 de Julho.  

Esta é a última edição do curso que habilita Oficiais da Brigada Militar à obtenção dos requisitos de opção pelo Corpo de Bombeiros Militar, motivo pelo qual há um caráter de forte simbolismo histórico na edição.


Nas próximas semanas são esperados os editais do Curso de Mergulhador Autônomo e do Curso de Busca e Salvamento com Cães, ambos também voltados aos Policiais Militares que manifestem o desejo de obter os requisitos de opção pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Grande abraço a todos!






segunda-feira, 13 de julho de 2015

Assessores Parlamentares dos Corpos de Bombeiros Militares se reúnem em Brasília.

Entre os dias 07 e 09 de Julho do corrente se reuniram em Brasília, DF, Assessores Parlamentares de 18 Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.


Um dos objetivos do encontro foi o de ajustar entendimentos relacionados ao PL 196/2015, que "regula as ações de Polícia Administrativa exercida pelos Corpos de Bombeiros Militares dentro das suas atribuições de prevenção e extinção de incêndio, e perícias de incêndios e ações de defesa civil, de busca salvamento, de resgate e atendimento pré-hospitalar e de emergência; e pelas Polícias Militares no exercício da Polícia Ostensiva e Polícia de Preservação da Ordem Pública, e dá outras providências".

O PL196/2015 substituiu o PL 2292/2014, que tinha por escopo regular a mesma matéria, porém restou arquivado face à mudança de legislatura.


Ainda como objetivo do encontro restou uma reunião com o Senador Paulo Paim, relator da Comissão de Constituição e Justiça do Senado que trata do PLC 33/2014 que "estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público; altera as Leis nºs 8.078, de 11 de setembro de 1990, e 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Código Civil; e dá outras providências"


A reunião com o Senador foi positiva na medida em que permitiu um alinhamento relacionado a questões que envolvem o referido Projeto de Lei Complementar Federal que, se levado à votação com o texto atual, poderia "empurrar" o sistema de prevenção contra incêndios nacional a um estado de legislação anterior ao da tragédia da boate Kiss, o que seria por demais danoso ao objetivo a que se propõe o projeto.

O Senador demonstrou pleno acolhimento da argumentação e solicitou e retirada do projeto da pauta de votação do Senado para reexame do relatório.

Grande abraço a todos!




Crise financeira do Estado do RS

Na manhã do dia 02 de Julho do corrente a Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa aprovou por 7 votos a 4 a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Das 39 emendas apresentadas - por deputados e emendas populares -, 34 foram rejeitadas e apenas cinco foram preservadas como indicativas, sendo eliminadas as sete emendas de entidades de servidores que buscavam a correção inflacionária.

Ao longo das últimas semanas a Associação dos Oficiais da Brigada Militar - ASOFBM e a Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul - ASDEP, envidaram esforços conjuntos no sentido de protocolar uma emenda ao PL 177/2015 (que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias) objetivando assegurar no texto da LDO um dispositivo que tornasse clara a não afetação das reposições salariais já consolidadas e previstas para o ano de 2016.

Após uma série de reuniões prévias de ajuste e de comprometimento de Deputados membros da Comissão de Finanças, durante a sessão de discussão e de votação da LDO não foi atingido o quórum de assinaturas que permitiriam o protocolo da aludida emenda.


Apesar disso, a manifestação do Deputado Alexandre Postal (Líder do Partido, Líder do Governo e também relator da LDO), em reunião com os Presidentes da ASOFBM e da ASDEP, foi muito clara no sentido de que as reposições salariais previstas para os servidores da Segurança Pública estão asseguradas em Lei e deverão ser honradas pelo Governo do Estado.



Ao longo da próxima semana as entidades de segurança pública, em conjunto, darão continuidade às tratativas já encaminhadas junto à Casa Civil para os ajustes do PL 206/215, que trata da Lei de Responsabilidade Fiscal do Estado