sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Discussão da Lei de Transição!

(matéria da página do Movimento Bombeiros Militares RS)


Na noite do dia 19 de Fevereiro deste ano, na sede da antiga colônia de férias da Brigada Militar de Tramandaí, ocorreu a terceira reunião do MBMRS com vistas à discussão das leis complementares de estruturação e de regulamentação do Corpo de Bombeiros Militares do RS.

O assunto da noite foi a Lei de Transição, legislação que finaliza o processo relacionado à primeira fase de estruturação e que regula os critérios de opção para os militares e servidores civis, bem como, trata dos processos de transferência de patrimônio da Brigada Militar para o CBMRS.


A reunião, que contou com quase 50 bombeiros militares, de todos os graus hierárquicos, teve início às 19h dia 19 de fevereiro e se estendeu por cerca de seis horas, até por volta da 01h da manhã do dia seguinte.

Dentro da política de funcionamento do MBMRS, o estudo foi baseado na legislação que foi apresentada e discutida com TODOS os Comandos Regionais de Bombeiros em 2014, estando disponíveis para consulta e apreciação as propostas apresentadas pelas associações de bombeiros do RS, bem como o PL 254/2014, que tratava do mesmo tema.


A dinâmica seguiu o padrão das discussões do MBMRS, com a avaliação de cada linha do texto por todos os presentes, bem como através da discussão de propostas enviadas pela internet e pelas redes sociais, SENDO TODAS DISCUTIDAS E APROVADAS OU REJEITADAS POR VOTAÇÃO SIMPLES.

Durante a reunião recebemos a ilustre visita do Deputado Estadual Gabriel Souza, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa do Estado, o qual prontamente se associou à idéia do Movimento Bombeiros Militares RS no sentido de reconhecer a amplitude e os fundamentos que alicerçam o MBMRS, quais sejam, assegurar o funcionamento pleno da corporação e sua imediata estruturação e regulamentação.

A partir de agora os esforços do Movimento Bombeiros Militares RS se voltam à segunda fase de discussões com vistas ao encaminhamento das propostas ao Governo do Estado, onde novas opiniões e idéias ainda poderão ser agregadas, sempre com foco na prestação dos serviços e na melhoria das condições de trabalho de nossos bombeiros militares.

PARTICIPE, SE ENVOLVA, MOVIMENTE-SE CONOSCO!

Reunião de avaliação do SALVAMAR 2014


Na tarde do dia 19 de fevereiro do corrente foi realizada a avaliação do processo seletivo para a atividade de salva-vidas, bem como do curso SALVAMAR 2014.

Participaram de reunião os militares encarregados da segurança e os instrutores do SALVAMAR, além do Comandante da Escola de Bombeiros, Major Ávila e do Presidente da Associação Brasileira de Salva-vidas Civis, SVCT Marco Montemezzo.

A reunião foi muito produtiva, sendo sugeridos novos parâmetros para a avaliação dos novos salva-vidas a serem selecionados para a temporada 2015/2016, bem como atualizações e ajustes a serem realizados no SALVAMAR 2015.

Ficou definida a criação de um grupo técnico permanente com vistas a desenvolver e atualizar a doutrina de salvamento aquático, via -CCB, o qual deverá ser estruturado a partir do encerramento da Operação Golfinho 2014/2015.

Grande abraço a todos!


segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Alerta de Água Viva!

Matéria do Jornal Zero-Hora do dia 12 de Fevereiro de 2015.


AQUI TEM MÃES-DÁGUA
SALVA-VIDAS CRAVAM bandeiras à beira-mar quando há ataques de água-vivas. Projeto vai mapear incidência de vítimas no Litoral Norte
Bandeiras cravadas à beira-mar alertam para as condições de banho no Litoral Norte – e, desde o dia 1º, chamam a atenção, também, para a presença de mães-d’água. Resultado de um projeto pioneiro em parceria entre Operação Golfinho e a universidade Feevale, o mastro de cor roxa cravado junto ao mar com os dizeres “Atenção: incidência de águas-vivas” indica aos demais banhistas a necessidade de cautela: alguém foi atingido por ali.

Distribuídas de Quintão a Torres, as 220 bandeiras – uma por guarita de salva-vidas – não servem apenas como orientação. A ideia é conscientizar os veranistas a registrarem casos de queimaduras em função do contato com as medusas. Após o fim da temporada, os ataques serão analisados pela universidade e encaminhados ao Corpo de Bombeiros para campanhas de prevenção.

– Iniciamos o monitoramento depois de uma grande incidência de pessoas atingidas por águas-vivas em janeiro – explica o comandante dos salva-vidas da Operação Golfinho, tenente-coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior. – Se houve um caso em um ponto, a probabilidade de que ocorram outros é muito grande porque, normalmente, elas não se deslocam sozinhas, mas em colônias.

Até então, não havia a catalogação dos casos de mães-d’água no mar do Litoral Norte. Quando procurados após um ataque, os salva-vidas realizavam o primeiro atendimento (com aplicação de vinagre para aplacar a ardência e impedir que o veneno se alastrasse). E o serviço se dava por encerrado.

A iniciativa surgiu após uma visita do comandante dos salva-vidas da Operação Golfinho à praia do Cassino, em Rio Grande. No balneário do Litoral Sul, o monitoramento é feito há dois anos pela Secretaria da Saúde do município e pelos salva-vidas. No Litoral Norte, os dados serão compilados até 1º de março. No mesmo mês, o Centro de Pesquisa e Planejamento da Feevale pretende repassar ao Corpo de Bombeiros o resultado.

– Esse questionário irá determinar o perfil das pessoas que se queimam e, também, a gravidade das lesões, para que, ao final desse processo, se tenham estatísticas para que os salva-vidas possam agir preventivamente – aponta a pró-reitora de Ensino da universidade, Denise Ries Russo. O investimento da Feevale no projeto é de R$ 60 mil.

debora.ely@zerohora.com.br

DÉBORA ELY

Nadando com os Lobos!

Matéria do Jornal Zero-Hora do dia 13 de Fevereiro de 2015.




NADANDO COM OS LOBOS
CINQUENTA E UM SALVA-VIDAS participaram da 24ª Travessia da Ilha dos Lobos, prova de natação no mar de Torres, no Litoral Norte. Deram braçadas por 1,8 quilômetro, até a chegada na Praia Grande
O catamarã sai do Rio Mampituba, sob a Ponte Pênsil, em Torres, às 9h. A bordo, 51 salva-vidas se preparam para a 24ª edição da Travessia da Ilha dos Lobos, tradicional campeonato de natação da corporação. Os aguardam 1,8 quilômetros de braçadas em mar aberto até a beira-mar da Praia Grande. Entre os competidores, 48 homens e três mulheres.

– Ansiedade. Só quero cair na água – afirma uma das atletas, Carla Avozani, 27 anos, antes da largada.

Assim que a embarcação se aproxima do monte de pedras que dá nome à ilha resguardada pela proteção ambiental, outro competidor brinca, diante dos traços que formam a longínqua paisagem no horizonte:

– Parecia mais perto.

Sobre as rochas, lobos-marinhos descansam alheios à expectativa do grupo que se jogaria em alto-mar. Às 9h16min, os salva-vidas, equipados com camisetas amarelas e vermelhas, sunga ou calcinha preta, cinto e um flutuador laranja, saltam na água.

– Vai ser dada a largada. Alinhar! – anuncia o megafone.

“Bééé”, apita a sirene.

O relógio aponta 9h19min quando os nadadores dão início às braçadas que os levariam até o ponto de chegada. Ao redor dos competidores, equipes de apoio garantem a segurança da turma: um helicóptero, um bote, uma moto aquática e três Stand Up Paddles (SUPs).

Sob o céu azul, com a água clara, as condições são consideradas ideais para a prova. Pouco vento e correntes marítimas fracas. Do catamarã lotado pelos atletas, só se vê o laranja das boias e as ondas formadas pela alternância do movimento dos braços rente aos corpos.

– É a mais tradicional competição entre os salva-vidas. O principal objetivo da prática desportiva é manter o salva-vida apto para a atividade de salvamento aquático. Agregado a isso, há o convívio entre os competidores e a relação de companheirismo interpraias – aponta o chefe de operações da coordenação dos salva-vidas da Operação Golfinho, major Julimar Fortes.

SOLDADO DE IMBÉ FOI PENTACAMPEÃO

Afastados pelas atividades diárias, representantes de 12 praias do Litoral Norte participaram da travessia: Torres, Arroio do Sal, Capão Novo, Capão da Canoa, Xangri-lá, Imbé Norte e Sul, Tramandaí, Nova Tramandaí, Cidreira, Pinhal e Quintão. Eles integram o grupo de 791 salva- vidas que atendem à região na alta temporada – e, de folga ou alternando o turno com outro colega para participar da travessia, não desguarneceram nenhuma guarita das praias.

Eram sete categorias – seis masculinas, por idade, e uma feminina. Vinte e cinco minutos após largar nas proximidades da Ilha dos Lobos, o primeiro a chegar despontou sobre a areia da Praia Grande rumo à linha de chegada. O nome do vencedor não é novidade entre os colegas: pelo quinto ano consecutivo, Cristiano Gluck Resler, 30 anos, que atua em Imbé, venceu.

– O segredo é treinar durante o ano todo e continuar sempre competindo – avaliou Resler, que, em Porto Alegre, não abandona a prática na piscina de um clube da cidade.

O segundo atleta completou a prova seis minutos após o vencedor. Ofegantes e com os olhos vermelhos pelo contato com a água salgada, os demais competidores foram chegando, um a um.

– Parabéns, guerreiro – cumprimentava o salva-vidas responsável por distribuir as medalhas.

Entre as mulheres, quem venceu foi Carla, aquela que só queria cair na água.

– Tomamos um pouquinho d’água, mas faz parte – contou, sorridente, enquanto repunha as energias com um pedaço de melancia.

No céu, acompanhava a travessia um paramotor que pertence a um sargento da reserva. O veículo está em teste na Operação Golfinho para servir como suporte ao salvamento.

– A vantagem é a agilidade e o campo de visualização maior – avalia o capitão Sandro Carlos Gonçalves, comandante dos salva-vidas de Torres, onde são realizados os simulados com o equipamento desde 2014.

Com os 51 homens e mulheres já em terra, confraternizando sob o toldo armado na areia, a expectativa, agora, é pela prova de 2016.

– É muito bom. Vale pelo espírito esportivo – disse Gracieli Sigolin, 29 anos, estreante na travessia.

debora.ely@zerohora.com.br
DÉBORA ELY


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Lei de Fixação de Efetivo - Reunião do Movimento Bombeiros Militares RS


Em 10 de Fevereiro de 2015, na cidade de Tramandaí, foi realizada a segunda reunião técnica de deliberação sobre os necessários projetos de lei que são vinculados à estruturação e à regulamentação do CBMRS.

Mais de 60 (sessenta) militares tomaram parte da reunião, demonstrando, mais uma vez, a relevância de poder discutir, em igualdade de condições, com um grupo de profissionais, independente de seu grau hierárquico ou de sua função representativa, em prol do bem-estar da população.



A reunião teve início por volta das 18h30min do dia 10 e se estendeu até por volta da meia-noite do dia 11 de fevereiro.


Durante a reunião foi recebida uma ilustre visita. O Deputado Estadual Bombeiro Bianchini se fez presente e manifestou que se dedicará à defesa dos mais altos interesses institucionais do Corpo de Bombeiros Militar, com foco específico no fortalecimento e na busca pela eficiência e a eficácia da corporação.


Oficiais e Praças, juntos, apresentaram propostas, discutiram e votaram alterações e inovações nos Projetos de Lei, tornando-os mais robustos e significativos tanto para o público interno quanto para a finalidade precípua, qual seja, a prestação dos serviços.


Na próxima semana teremos a discussão da "Lei de Transição"

Grande abraço a todos.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

BARA - Base Avançada de Resgate Aquático


Quem trabalha ou trabalhou na Operação Golfinho do Litoral Norte já ouviu falar na BARA.

Mas afinal, o que é a BARA?

BARA é a sigla de "Base Avançada de Resgate Aquático" e este pequeno quiosque, encravado na orla de Tramandaí, traz uma pequena, porém significativa, história junto ao serviço de salva-vidas do Corpo de Bombeiros Militar.

No ano de 1997 foi inaugurado uma espécie de "centro integrado" de segurança pública em Tramandaí. Esse centro integrado dispunha de equipes do IGP, da Secretaria do Turismo do Estado, da Polícia Civil, da Secretaria do Trabalho e de outros órgãos do Estado.

Os serviços foram sendo descontinuados entre os anos de 1998 e 2002, até que, em 2003 o referido quiosque se encontrava praticamente abandonado.

Há cerca de dez anos (entre os anos 2004 e 2005), devido à necessidade de que o grupamento de salva-vidas de Tramandaí dispusesse de um ponto de apoio na beira da praia daquela cidade, o antigo "centro integrado" foi transferido, definitivamente, para o Corpo de Bombeiros.

No ano de 2007 o quiosque teve seu telhado e aberturas pintados na cor vermelho e, no ano de 2009 foi finalmente pintado totalmente nas cores vermelho e amarelo, cores internacionais do salvamento aquático, servindo como mais do que um apoio aos salva-vidas de Tramandaí, mas como a base geral de Comando de todo o serviço de salva-vidas do Estado.

Embora seja uma estrutura quase espartana, é a partir da BARA que se realiza o controle de efetivos, de materiais e de operações dos salva-vidas de todo o Rio Grande do Sul, sendo a Base um órgão operacional em funcionamento 24 horas por dia, 07 dias por semana.

Por ser muito próximo à praia, a BARA acaba por servir como um ponto de referência para os veranistas, para equipes policiais militares, para turistas estrangeiros e para o público em geral, que diariamente acorre à Base com as mais diversas finalidades.


De informações até atendimentos pré-hospitalares são realizados, diariamente, pelas equipes de serviços das BARA, tornando a base imprescindível para o controle operacional e administrativo de todo o serviço de salva-vidas do RS.


Um grande abraço aos homens e mulheres que operam nos bastidores da Operação Golfinho, garantindo a eficiência e a eficácia dos serviços operacionais de salvamento aquático no Rio Grande do Sul!

Salva-vidas na Travessia Torres-Tramandaí -TTT 2015


Ao longo do dia 31 de Janeiro do corrente foi realizada a edição 2015 da já tradicional prova de corrida entre as cidades de Torres e Tramandaí, a TTT!

A prova tem percurso total de 81,2 Km, e é percorrida entre as cidades de Torres (extremos norte do litoral gaúcho) e a cidade de Tramandaí, toda pela faixa de areia.

No evento deste ano o grupamento de Salva-Vidas participou com um octeto masculino (oito atletas) que dividiram o percurso ao longo do trecho.









Os tempos e distâncias foram assim divididos:
Atleta 1: Sd Forster  - 12 Km em 49 min;
Atleta 2: Sd Pereira - 10,17 Km em 42 min50s;
Atleta 3: Sd De Francheschi - 12,06 km em 53 min;
Atleta 4: Sd Oziel: 12,18 Km em 50 min13s;
Atelta 5: Sd Yucatan: 8,45 Km em 36 min,22s;
Atleta 6: Sd Gioto: 6,48 Km em 25 min;
Atleta 7: Sd Olkoski: 8,10 Km em 33 min;
Atleta 8: Sgt Ardengue: 8,3 Km em 35min10s



Como resultado final a equipe dos salva-vidas obteve a QUINTA COLOCAÇÃO GERAL entre mais de 80 equipes e mais de 2.000 atletas!



Cumprimentos aos nossos atletas, demonstrando o alto grau de preparo físico e de envolvimento com as atividades de nosso verão gaúcho!

Grande abraço a todos!

Atletas do Grêmio Náutico União têm "dia de salva-vidas"!


Na manhã do dia 30 de Janeiro do corrente um grupo de trinta (30) atletas da equipe de natação juvenil do Grêmio Náutico União - GNU - de Porto Alegre foi recebida pelos salva-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do RS para um "Dia de Salva-Vidas".

A ideia do programa realizado em parceria com o GNU é a de transmitir conhecimentos de salvamento aquático e de primeiros socorros, de forma a colaborar na formação do jovem atleta como vetor de prevenção contra afogamentos e em sua formação de cidadania.

O treinamento foi coordenado pelo Cap Antunes e apoiado pelas equipes de segurança encarregadas do treinamento de salva-vidas militares.

O "Dia de Salva-Vidas" contou com instruções de treinamento físico, primeiros socorros, nado utilitário, utilização de prancha de resgate e noções de salvamento com moto aquática.

O Grêmio Náutico União é um clube parceiro do Corpo de Bombeiros Militar, sendo a principal base de treinamento dos salva-vidas de Porto Alegre durante o frio inverno gaúcho, cedendo suas amplas áreas de piscinas para o treinamento anual de mais de 200 salva-vidas militares, em um processo de parceria que tem como único objetivo assegurar melhores condições de capacitação para os militares encarregados de nossa segurança aquática.

Grande abraço a todos!