sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Nova rodada de apresentações das minutas de Leis Complementares.

Ao longo do dia 07 de Agosto seguiu uma nova rodada de apresentações das minutas que tratam da Lei de Organização Básica, da Lei de Fixação de efetivos e da Lei de Transição do Corpo de Bombeiros Militar do RS.

PARTICIPAÇÃO é a palavra de ordem de tais encontros!

Na manhã deste dia foi visitado o 2 Comando Regional de Bombeiros, em São Leopoldo, onde uma sadia discussão, com a defesa de pontos de vista muito bem elaborados, coroou o trabalho. 

A grande quantidade de militares presentes, e com aguçado senso crítico, permitiu um novo refinamento dos textos que estão sendo construídos, em conjunto, por TODOS os integrantes do Corpo de Bombeiros Militar.












Na parte da tarde o Comando visitado foi o 8 CRB, na cidade de Canoas, onde um expressivo público de militares, com representação de todos os segmentos institucionais e associativos, novamente nos brindou com uma série de opiniões e de sugestões no debate aberto. 

Relevante ressaltar o grau de maturidade profissional com o qual a comissão organizadora dos textos tem sido recebida em todos os Comandos Regionais, apenas ratificando o comprometimento de cada bombeiro militar Gaúcho para com a causa maior, qual seja, a proteção de nossa gente!













Até agora a comissão organizadora já percorreu, em três semanas de trabalho, o equivalente a 1.570 km, tendo colhido ideias e conversado, diretamente, com mais de 600 militares, um trabalho inédito em matéria de formatação de legislações institucionais em nossa história.  

VAMOS EM FRENTE MEUS AMIGOS!

Grande abraço a todos!

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Segunda e terceira semanas de discussão com a tropa do CBMRS.

Continua em andamento o processo de apresentação e discussão com a tropa do Corpo de Bombeiros Militar do RS relativo às legislações complementares determinadas pela Emenda Constitucional Nr 67 de 2014.

No dia 08 de Agosto foi realizada a visita ao 6 CRB onde a presença expressiva de seus efetivos e as lúcidas opiniões ali emitidas, com excelente e qualificada participação de militares integrantes da Associação 22 de Novembro, foram muito bem acolhidas pela comissão organizadora dos textos e já produziram efeitos muito positivos no processo de participação.

Os trabalhos seguiram a mesma rotina de apresentação e de livre debate, com a remessa de toda a documentação produzida para que os militares possam acostar suas impressões, dúvidas e sugestões ao processo.












No dia 12 de Agosto foi a vez do 7 CRB receber a visita da comissão organizadora. Na ocasião os militares tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias e debater, de forma franca e direta, sobre a estruturação do CBMRS. As questões relativas à Lei de Organização Básica, Lei de Fixação de Efetivos e Lei de Transição foram evisceradas e, novamente, um conjunto de boas ideias foi colhido junto aos efetivos.












No dia 13 de Agosto chegamos ao 5 CRB onde, mais uma vez, não nos surpreendemos com a qualificação e o grau de envolvimento dos militares do Corpo de Bombeiros. Nesta visita houve duas inovaçoes; pela primeira vez desde que o processo foi iniciado tivemos a presença de militares QPM-1 cinófilos acompanhando a discussão e, para nossa feliz surpresa, tivemos a participação de uma bombeira militar cadeirante que exerce, com muito orgulho, suas funções junto ao B1 do 5 CRB, prova inequívoca de há espaço para a participação de TODOS, como muito bem viemos mencionando e defendendo desde o início desta fase da transição.

Em Caxias do Sul novas opiniões e ideias foram apresentadas e muito bem acolhidas pela comissão organizadora dos textos.



















Ao final do evento houve a concessão da Comenda do Corpo de Bombeiros ao Sr Humberto Tomé, Presidente do CONSEPRO de Caxias do Sul, por parte do TCel Cleber Valinodo, Comandante Regional de Bombeiros.


No dia de amanhã as reuniões continuam nas sedes do 2 CRB (São Leopoldo) e do 8 CRB (Canoas) onde esperamos desenvolver um excelente debate com nosso bem mais precioso, a tropa do CBMRS.

Grande abraço a todos e vamos em frente meus amigos!


sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Discussão das Legislações Complementares com o efetivo do CBMRS.


Entre os dias 30 e 31 do mês de Julho do corrente teve início o processo de apresentação e de discussão com a tropa do Corpo de Bombeiros Militar relativa às legislações complementares determinadas pela EC 67/2014.


A discussão contemplará a totalidade dos Comandos Regionais ao longo das próximas semanas, sendo conduzida pelo Comandante do CCB, Cel Eviltom e por integrantes da Comissão Organizadora das minutas de legislação complementar.

Os encontros têm a seguinte sistemática de condução:

1.       Marcação de Formatura Geral do CRB específica para o evento com participação de todos os militares de folga;

2.       Disposição do efetivo em auditório;

3.       Apresentação do efetivo por parte do Comandante Regional ao Cmt do CCB;

4.       Contextualização sobre o cenário geral do Estado relativo às questões do Corpo de Bombeiros Militar apresentada pelo Cmt do CCB, Cel Eviltom;

5.       Apresentação do método de construção das legislações complementares e da composição da comissão organizadora, realizada pelo presidente da comissão, TC Minuzi (Cmt 6º CRB);

6.       Apresentação da parte técnica dos textos produzidos pela comissão compreendendo as minutas da Lei de Organização Básica, da Lei de Fixação de Efetivo e da Lei de Transição, realizada pelo Maj Rodrigo (Cmt CB Novo Hamburgo);

7.       Discussão livre com TODO o efetivo, respondendo perguntas abertas, tirando dúvidas e colhendo sugestões;

8.       Encerramento da reunião;

9.       Remessa dos textos, por via eletrônica, aos Comandos Regionais para que cada militar possa acostar suas sugestões, formalmente, às propostas das três legislações que estão sendo discutidas;


A primeira rodada teve início no dia 30 de Julho, às 14h, junto ao 12º CRB, na cidade de Ijuí. O efetivo demonstrou extremo interesse no tema sendo, TODOS, muito participativos no processo de discussão.

A segunda rodada teve início às 10h da manhã do dia 31 de Julho na sede do 11º CRB, na cidade de Santo Ângelo. Novamente a quase totalidade de militares disponíveis se fez presente e muito participativa, oportunizando um excelente debate para TODOS!


Embora a agenda ainda não esteja confirmada há a seguinte previsão de visitas:

Segunda semana de Agosto: 6º CRB, Santa Cruz do Sul;

Terceira semana de Agosto: 7º CRB (Passo Fundo), 5º CRB (Caxias do Sul), 2º CRB (São Leopoldo e 9º CRB (Tramandaí);

Quarta semana de Agosto: 1º CRB, EsBo e GBS (Porto Alegre) e 8º CRB (Canoas);

Quinta semana de Agosto: 3º CRB (Rio Grande), 10º CRB (Santana do Livramento) e 4º CRB (Santa Maria).


Vamos em frente e um grande abraço a todos!