quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CISMAR em andamento

CISMAR em andamento

O Curso de Instrutor de Salvamento no Mar – CISMAR, o qual visa capacitar instrutores para os treinamentos de salva-vidas de águas abertas, ou oceânicos, entrou em sua segunda semana.

Entre os dias 22 e 26 de outubro os Oficiais-alunos serão submetidos a todos os obstáculos naturais e artificiais relacionados ao serviço de salvamento aquático no litoral norte do Estado.

Desde o uso da pá para a montagem do monte de areia, (utilizado para o salto rápida da guarita de salvamento) passando pela transposição de plataformas de pesca, entrada e saída com vítimas de bocas de rio, entrada e saída com vítimas de costões rochosos e furnas, entre outras adversidades, além da instrução com a Marinha do Brasil sobre os regulamentos de navegação e legislação aplicada, serão treinadas no período da semana 02 do curso.

Lembramos que na semana 01, os Oficiais-alunos foram submetidos ao programa de capacitação para atuarem em águas internas, contando com operações com embarcações, nado utilitário, natação de resgate, segurança de operações e didática aplicada, além de terem tomado parte do Congresso de Emergências Médicas e Desastres, juntamente com profissionais de saúde.

Na sexta-feira, dia 26, às 11 horas, será realizada a solenidade de entrega dos brevês de curso do CISMAR, no auditório da Escola de Bombeiros, aos que concluírem o treinamento, obviamente!

Grande abraço a todos! 






segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Facas SELAIMEN

O melhor que há de melhor na cutelaria gaúcha agora faz parte do rol de equipamentos do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar.


O prestigiado Cirurgião Dentista, Criador de Cavalos Crioulos e Cuteleiro Dr. Cássio Rodrigo Panitz Selaimen, o criador das legendárias facas SELAIMEN, idealizou, produziu e entregou à Escola de Bombeiros uma linha de facas especializadas para o uso em atividades de salvamento aquático. 


São equipamentos produzidos em aço especial, com um formato específico e destinado ao corte de cabos submersos, redes de pesca e obstáculos aquáticos que possam interferir nas operações de salvamento, em especial no serviço dos salva-vidas.

 
As facas SELAIMEN, mais do que um objeto de desejo dos aficcionados por cutelaria, são produtos da mais alta grife gaúcha em matéria de qualidade e robustez, sendo desde 2009 a faca símbolo da maior e mais respeitada competição de cavalos crioulos do Brasil, o "Freio de Ouro".


Estiveram presentes à reunião com o Dr. Cássio Selaimen o Presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar, TC RR José Carlos Riccardi Guimarães, além dos TC RR Maurício Martins Alves e o TC RR Luis Kruger, decanos do serviço de salvamento no mar gaúcho e pioneiros na assunção dessa atividade pelo Corpo de Bombeiros no ano de 1990.


O conjunto de 10 facas passará a ser empregado já na instrução do CISMAR que se inicia no dia 15 de outubro, momento em que daremos início à avaliação de seu emprego operacional. Todos os instrutores do CISMAR se fizeram presentes à recepção.



 O Corpo de Bombeiros da Brigada Militar sente-se enaltecido pelo estreitamento das relações de amizade entre o Dr. Selaimen e a Instituição.



Temos certeza de que essa amizade se prolongará por longa data, sempre no objetivo maior de ajudar o próximo!


Um grande abraço a todos!

CISMAR - 2012

Ocorreram entre os dias 08 e 10 de outubro do corrente os testes de admissão ao Curso de Instrutor de Salvamento no Mar -CISMAR.


Concorreram às vagas Oficiais da Brigada Militar dos quadros de Tenentes, de Oficiais QOEM e de Oficiais de Saúde (QOES), sendo as provas realizadas ao longo dos três dias e compostas por exame de saúde, Teste de Avaliação Física (TAF) e prova de Duatlo. 


Os candidatos se apresentarão na Escola de Bombeiros na segunda-feira, dia 15 de Outubro e devem concluir o curso no dia 27 de outubro, estando prontos para o início dos treinamentos da Operação Golfinho, que começa no dia 29 de outubro. 

Em razão do mau tempo (que tornou a pista de atletismo intransitável), uma nova prova de seleção será realizada na manhã do dia 15 de outubro para os candidatos que não atingiram os índices estabelecidos na prova de duatlo e no TAF, em caráter recursal e terminativo.


Desejamos sorte aos alunos já matriculados e aos candidatos que serão submetidos a nova avaliação.

domingo, 14 de outubro de 2012

Formatura Adestradores de Cães de Busca e Salvamento


No dia 01 de outubro do corrente formou-se a primeira turma do Curso de Adestradores de Cães de Busca e Salvamento - CACBS, o qual ocorreu no "Canil Escola" da Escola de Formação e Especialização de Soldados de Montenegro, e foi coordenado pela Escola de Bombeiros-EsBo- e pelo Grupamento de Busca e Salvamento -GBS.


Concluíram o curso 14 binômios operacionais  (cão + adestrador), três dos quais, logo após a formatura, deslocaram imediatamente para o atendimento de ocorrência.


A Escola de Bombeiros e o GBS preparam a execução da segunda turma, com vistas à preparação das equipes de resposta da Brigada Militar aos eventos da Copa do Mundo de 2014.

Boa sorte aos formados e bem-vindos ao time!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Salva-vidas em Luto



A família salva-vidas está consternada com a trágica passagem desse irmão de armas, havida durante processo de seleção para novos salva-vidas na cidade de Cidreira, em 01 de outubro do corrente.!

À família do Sd Guilherme nossos mais sinceros e profundos sentimentos. Não há palavras para exprimir o sofrimento de toda nossa Corporação nesse triste momento!

Aos irmãos salva-vidas, mantenham-se de cabeça erguida! É na adversidade que provamos nosso valor moral! Não nos deixemos abater e honremos a memória do Sd Guilherme, um bravo que pagou com a vida o preço de uma conquista! Nunca nos esqueçamos disso!

Aos familiares, amigos, aos colegas que, como nós, estão sofrendo... Fiquem firmes!

Cada salva-vidas conhece a dor de uma perda, porém, quando ela nos toca diretamente, a dor é lancinante!

Em nome da Escola de Bombeiros da Brigada Militar manifesto os votos de profundo pesar.

Respeitosamente.

Maj Rodrigo Dutra
Cmt da Escola de Bombeiros