sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Novos Soldados Bombeiros iniciam Curso de Formação

No dia 12 de Setembro de 2012 teve início o Curso Básico de Formação de Bombeiro Militar -CBFBM, em todo o Estado do Rio Grande do Sul.


São 640 novos soldados distribuídos em 16 cidades-sede que iniciam um longo processo de treinamento, em regime de dedicação integral, que culminará com sua formatura no dia 21 de abril de 2013.


Durante os sete meses de formação os novos soldados do fogo passarão por qualificação nas modalidades de busca e salvamento terrestre, aquático e em altura, técnica de combate a incêndios, suporte básico de vida, defesa civil, prevenção contra incêndios, atendimento de ocorrência com produtos perigosos entre outras disciplinas necessárias à formação do soldado bombeiro militar.


A rotina diária inicia às 07 horas da manhã e finaliza às 19 horas, com aulas nos turnos da manhã e da tarde, diariamente.

O Corpo de Bombeiros da Brigada Militar felicita os novos soldados do fogo, desejando a todos um profícuo e bem sucedido curso de formação!

Matriz Curricular Nacional - Bombeiros


Entre os dias 17 e 21 de Setembro do corrente reuniram-se em Brasília/DF os Diretores de Ensino e Comandantes de Unidades de Ensino dos Corpos de Bombeiros Militares de todo o Brasil com a finalidade de estudar e reestruturar a Matriz Curricular Nacional de Bombeiros Militares.

Os Oficiais foram divididos em três grandes grupos temáticos que trabalharam em dois momentos, sendo primeiramente realizada a revisão do trabalho prévio produzido pela SENASP e posteriormente sendo elaborada a proposta de nova malha curricular unificada para a formação básica de bombeiros militares no Brasil.


Ao término do encontro foi aprovada por todos os representantes dos Corpos de Bombeiros Militares do país a proposta de elaboração de um cronograma de atividades, em caráter nacional, baseado na experiência da revisão curricular elaborada pela Escola de Bombeiros da Brigada Militar no ano de 2011.

O trabalho já se encontra em andamento através de um grupo de discussões virtual e tem previsão de que a próxima etapa, a convocação dos conteudistas que irão revisar as ementas de cada disciplina, esteja finalizada dentro de seis meses.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Cães de Resgate do Corpo de Bombeiros RS

Está sendo realizado no Canil Escola da Brigada Militar, junto à Escola de Formação e Especialização de Soldados, na cidade de Montenegro, o 1º Curso de Formação de Adestradores de Cães de Busca e Resgate do Corpo de Bombeiros.


O curso, coordenado pela Escola de Bombeiros e pelo Grupamento de Busca e Salvamento -GBS, visa capacitar binômios operacionais (cão + adestrador) nas modalidades e busca e resgate, servindo como ferramenta operacional do Corpo de Bombeiros em ações de localização de pessoas, animais e bens extraviados em zona rural ou em matas, bem como, em situações de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas – BREC - (desabamentos, desmoronamentos, soterramentos e outros...).

Para o treinamento de ações de busca e resgate os cães escolhidos devem ter entre seis meses e um ano e meio de idade e devem ser das raças retriever (labrador, golden ou weimaraner) ou pastor (alemão, belga ou malinoá).

Participam da primeira edição 15 (quinze) militares e seus respectivos cães.

Cumprimentos aos pioneiros da Brigada Militar que idealizaram o programa de curso e foram (e estão sendo) incansáveis na coordenação e execução de ensino.

Grande abraço a todos!









terça-feira, 4 de setembro de 2012

Inclusão dos novos Soldados do Fogo!

A partir das 07h30min de hoje, dia 04 de setembro de 2012, deu início o processo de inclusão de 611 novos Soldados do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar.

Após aprovação nos exames intelectual, médico, físico, físico específico e psicológico, ao qual concorreram mais de 8 mil candidatos, é chegada a hora da apresentação de documentos, escolha do local de realização do Curso Básico de Formação de Bombeiro Militar (de 1.300 horas-aula) e da inclusão junto à Instituição.


Foram definidas como sedes para a realização dos cursos as cidades de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Sapiranga, Taquara, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Santa Maria, Pelotas, Rio Grande, Tramandaí, Santana do Livramento, Santo Ângelo, Passo Fundo, Erechim e Santa Cruz do Sul.



No dia 11 de Setembro os novos Soldados do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, juntamente com os novos Soldados de Polícia Militar, serão oficialmente apresentados à Comunidade Riograndense em solenidade a realizar-se na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre.


Sejam todos bem-vindos ao Corpo de Bombeiros.

Desejamos a todos sucesso nas próximas etapas de formação!