sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Curso de Soldado Bombeiro Militar - RS

Na tarde do dia 28 de Agosto reuniram-se no quartel da Escola de Bombeiros as equipes de Coordenação das vinte (20) turmas do Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militares que iniciará no mês de Setembro do corrente, com previsão de duração de aproximadamente 7 meses.

A reunião se dividiu em dois momentos. Primeiramente foi proferida uma palestra de nivelamento para Os Oficiais, coordenadores de curso, e para os Graduados, auxiliares de disciplina, com o objetivo de apresentar a formatação do Curso Básico de Formação de Bombeiro Militar-CBFBM- e alinhar procedimentos gerais.


No segundo momento houve uma divisão de equipes da seguinte forma:

Os Graduados participaram de reunião técnica com a equipe da Seção de Ensino da Escola de Bombeiros, tendo recebido instrução específica sobre a documentação de ensino e sobre os processos que envolvem a avaliação, a nomeação de instrutores, a aplicação do Regimento Interno do Departamento de Ensino, entre outras questões de ordem técnica.

Os Oficiais participaram de reunião com o Comandante da EsBo focada no aspecto institucional do Curso de Soldados Bombeiros Militares. Nessa reunião foram tratados temas vinculados às expectativas do Corpo de Bombeiros em relação a esses 600 jovens que ora ingressam no serviço público, bem como sobre as modalidades de interação entre a EsBo e os Comandos Regionais de Bombeiros no transcorrer de tal processo.


As vinte (20) sedes dos cursos de Soldados Bombeiros Militares e suas capacidades máximas de acomodação de alunos (masculinos e femininos) já estão pré-definidas, de sorte que, na próxima semana, o Comando Geral da Brigada Militar apresentará oficialmente tais localidades.

No dia 04 de Setembro haverá o processo de inclusão dos novos Soldados do Fogo, momento em que escolherão, por ordem de classificação no concurso público, a cidade onde desejam realizar o Curso de Formação.

sábado, 25 de agosto de 2012

Preparação para receber os novos Soldados Bombeiros Militares

Nos dias 21 e 23 de Agosto reuniram-se na Escola de Bombeiros os especialistas que estão atualizando os conteúdos do Curso Básico de Formação de Bombeiro Militar - CBFBM - afim de apresentarem parte da produção de conhecimento atualizada até o presente.

Em alinhamento com o trabalho realizado quando do Curso Técnico em Segurança Pública -CTSP - foram atualizados os currículos das disciplinas e as ementas, bem como foram apresentados os planos de escrita e o planejamento logístico que irão nortear a produção dos cadernos temáticos, na formatação de uma espécie de novo Manual do Soldado do Fogo.

Esse é um trabalho continuado que vem sendo levado a termo pela Escola de Bombeiros e pelos especialistas há mais de um ano, sempre no sentido de melhor qualificar o Corpo de Bombeiros da BM.

Congratulações a todos os que estão tomando parte desse árduo, porém, profícuo processo.


(Equipe de conteudistas que se reuniu no dia 21 de Agosto)

Saudações Bombeirísticas!