quinta-feira, 26 de julho de 2012

CTSP QPM2 / 2º Semestre


O Departamento de Ensino prepara, em conjunto com a Escola de Bombeiros, o edital para a edição do CTSP QPM2 (Bombeiro Militar) para o 2º Semestre de 2012.

Acompanhando a profissionalização dos processos de seleção e inclusão dos novos soldados Bombeiros Militares gaúchos, o concurso para o Curso de Sargentos também contará com inovações.

(Instrução de Tática de Combate a Incêndios)

A partir do próximo edital, a prova de admissão ao CTSP QPM2 contará com as matérias de Língua Portuguesa, Direitos Humanos, Direito Constitucional, Direito Institucional, Prevenção Contra-Incêndios, Busca e Salvamento, Tática de Combate a Incêndios e Defesa Civil.
(Instrução de Atendimento de Ocorrência com Produtos Perigosos)

As matérias de Direito Penal, Processo Penal, Direito Administrativo e Técnica Policial foram suprimidas do certame da QPM2 em detrimento da avaliação sobre conhecimentos absolutamente necessários e conectados às atividades desenvolvidas pelos Soldados e 3º Sargentos do CBBM.

(Formatura CTSP 2012)
Espera-se, com essa medida, qualificar o processo de seleção ao CTSP QPM2 e corrigir a histórica desconexão entre os conteúdos exigíveis para a prova de ingresso e as atividades próprias do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar.



Boa sorte aos participantes!

sábado, 14 de julho de 2012

Não deixamos os nossos para trás!

Na manhã de hoje, no Hospital de Caridade de Santa Maria, o Comandante-Geral da Brigada Militar, Cel QOEM Sérgio Roberto de Abreu entregou as divisas de 2º Sargento ao último guerreiro do CTSP da Escola de Bombeiros do ano de 2012, o Sargento Raul Wagner Sturmer.


O 2º Sgt Raul baixou ao HBM-SM no dia 27 de junho com fortes dores na coluna, que incapacitavam sua movimentação. No dia 28 do mesmo mês, foi removido ao Hospital de Caridade de Santa Maria, onde foram constatadas a presença de duas hérnias de disco, sendo a cirurgia realizada no dia 12 de julho do corrente.

Durante a cirurgia a equipe médica constatou a presença não de duas, mas de quatro hérnias de disco, sendo realizada a correção. No dia de ontem o Sgt Raul foi transferido para o quarto e hoje, às 10h da manhã, apesar de debilitado, vestiu sua túnica e recebeu, em ato solene, das mãos do Comandante-Geral da Brigada Militar, as insígnias da nova graduação que galgou após a conclusão do CTSP.


Em todo o processo houve a incansável presença da 2º Sgt Inês Teresinha Marcuzzo, encarregada  do controle de saúde do Corpo de Alunos da Escola de Bombeiros e principal personagem na organização e na concretização desse ato simbólico.
  
Ao 2º Sgt Raul desejamos os votos de uma rápida melhora e de que se mantenha, sempre, com essa disposição de superar os obstáculos, servindo de exemplo a todos nós, Brigadianos!


Nós, da Brigada, NÃO DEIXAMOS OS NOSSOS PARA TRÁS!

Parabéns Sgt Raul, MISSÃO CUMPRIDA!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

2º Sargento Antão recebe as divisas no Hospital!

 
Na data de 11 de julho, às 13 horas, no quarto 1415 do hospital Santa Clara, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, o Secretário de Estado da Segurança Pública, Sr. Airton Michels e o Comandante-Geral da Brigada Militar, Cel QOEM Sérgio Roberto de Abreu, realizaram a entrega das divisas de 2º Sargento ao Bombeiro da Brigada Militar Antão Delmar Dutra Alves.
O sargento Antão sofreu uma parada cardiorrespiratória na data de 03 de julho do corrente ano, por volta da 1 hora da manhã, no alojamento da Escola de Bombeiros, quando foi socorrido por colegas do curso de sargentos bombeiros e transportado ao hospital de Pronto Socorro pelo efetivo do Grupamento de Busca e Salvamento. Foi mantido vivo pelas mãos dos colegas do Corpo de Bombeiros da Brigada até seu atendimento, onde, após sua estabilização, foi removido para a Santa Casa onde foi realizada uma angioplastia de emergência. O Sgt Antão permaneceu em coma na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa até a data de ontem, quando foi transferido para o quarto.

Em reconhecimento ao esforço desprendido pelo Sgt Antão no transcorrer do curso, o mesmo recebeu suas divisas de 2º Sargento no hospital, evento atípico e inusitado, visto que todos os demais concludentes do Curso Técnico em Segurança Pública (CTSP) receberão suas graduações em formatura a ser realizada na Escola de Educação Física da Brigada Militar, às 11 horas do mesmo dia.

Para a surpresa geral, e demonstrando plena disposição, apesar de gravidade do ocorrido, O 2º Sgt Antão aguardava a chegada do Secretário de Segurança Pública e do Comandante-Geral da Brigada Militar DEVIDAMENTE FARDADO, e não se furtou a prestar a continência regulamentar, bem como a apresentação pessoal às autoridades que o foram visitar no hospital, apesar dos acessos venosos que ainda ostentava por baixo do uniforme, servindo de exemplo de superação a todos os que acompanharam o singelo ato.
Cabe destacar ainda que o CTSP começou na data de 03 de novembro do ano passado e agora se finda, totalizando uma carga horária de 1200 horas/aula, distribuídas no período de mais de oito meses, em regime de dedicação exclusiva, onde os alunos sargentos estavam afastados de seus amigos, municípios de origem, mas essencialmente de seus familiares.
Compareceram ao ato, além da esposa e do filho do 2º Sgt Antão, o Secretário de Estado da Segurança Pública, o Comandante-Geral da Brigada Militar, o Diretor de Ensino da BM, o Diretor de Saúde da BM, o Cmt da Escola de Bombeiros, o Cmt do Corpo de Alunos da EsBo e o 2º Sgt Alex, da Coordenação do Corpo de Alunos da EsBo.

Neste sentido, esse evento simboliza o comprometimento e o reconhecimento da Brigada Militar para com seus integrantes, em todos os momentos, mas especialmente nos momentos adversos. Ao Sgt Antão e à sua família desejamos votos de felicidades pela conclusão do curso e pela conquista de sua promoção, mesmo com todas as adversidades, e que, logo, possa estar recuperado junto a seus amigos e irmãos de armas.


Formatura do Curso de Sargentos





No dia de hoje, às 11 horas da manhã, em solenidade realizada junto à Escola de Educação Física da Brigada Militar, os 164 Alunos-Sargentos matriculados no Curso Técnico em Segurança Pública da Escola de Bombeiros concluíram sua formação e receberam a promoção à graduação de 2º Sargento da Brigada Militar.

O programa de ensino compreendeu 1.200 horas-aula, realizadas em regime de dedicação exclusiva e em turno integral, contando com 97 Alunos-Sargentos Bombeiros Militares e com 67 Alunos-Sargentos de Polícia Militar, os quais realizaram cursos com currículos distintos, respeitando-se a finalidade operacional a que se destinam.

 
 As disciplinas do curso atenderam aos requisitos da nova base curricular da Brigada Militar, mais moderna e atualizada ao contexto social e operacional contemporâneo, tendo por objetivo proporcionar formação integral do novo Sargento de Polícia e de Bombeiro Militar plenas capacidades para o enfrentamento das demandas funcionais relativas ao cargo que ocupa.

Foram 8 meses de afastamento de suas cidades, de suas casas e, fundamentalmente, de suas famílias, que são coroados com a obtenção das “lagartixas” de 2º Sargento.

Parabéns aos concludentes do CTSP 2012.

Desejo sucesso no cumprimento da missão e felicidade junto aos que lhes são caros!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Escola de Bombeiros finaliza cadernos temáticos do CTSP

Em um trabalho iniciado há cerca de seis meses, a Escola de Bombeiros finaliza, no dia 10 julho de 2012, o processo de confecção dos cadernos temáticos do Curso Técnico de Segurança Publica-CTSP.

A confecção dos cadernos visa padronizar a instrução do Corpo de Bombeiros da Bigada Militar e contou com a participação de mais de cinquenta especialistas, entre Oficiais e Praças ativos e inativos que, após a construção e alinhamento dos programas de matéria, das ementas de curso, do planejamento logístico e do plano de escrita, culminaram com a elaboração final do material didático, atualizado e revisado.

Os novos sargentos do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar que se formam na quarta-feira , dia 11 de julho, já levarão o material consigo para seus OBM, permitindo o pronto-emprego da instrução diretamente junto ao corpo de tropa.

O alinhamento da instrução do Curso Básico de Formação de Bombeiro Militar - curso de soldados- teve início na semana passada e espera-se que, dentro de dois a três meses, estejamos com os trabalhos concluídos para a publicação integral dos dois conjuntos de materiais didáticos.


Cumprimentos a todos os conteudistas e às equipes de organização e de auditoria da Escola de Bombeiros!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Curso de Instrutor de Salvamento no Mar - CISMAR

Boa noite aos amigos.

 Informo a todos que a Escola de Bombeiros está fase de planejamento para a execução do CISMAR - Curso de Instrutor de Salvamento no Mar - 2012. O Curso, com duração de duas semanas, em turno único ampliado, visa capacitar Oficiais da Brigada Militar dos quadros de Tenentes QTPM, de Oficiais QOEM e de Oficiais QOES a serem instrutores de Salvamento Aquático. A prova de seleção será composta de duatlo (natação 500m + corrida 2000m) contra o relógio, e será realizada entre a segunda quinzena de setembro e a primeira quinzena de outubro na cidade de Cidreira.

Após o ingresso no curso o Oficial será treinado na primeira semana em operações lacustres, resgate em águas rápidas, operações com embarcações de alta velocidade, busca de superfície e noções de mergulho autônomo.

Foto: PM-5 - Brigada Militar
Na segunda semana passará pelo programa de mar. Serão treinados em operações de resgate e salvamento costeiras diurnas e noturnas, travessia de costões, transposição de bocas de barra, operações em plataformas de pesca e noções de operações com aeronaves.

 Foto: Brigada Militar/Divulgação
A partir desse ano o CISMAR será condição OBRIGATÓRIA para os Oficiais que pretendam participar dos treinamentos da Operação Golfinho.

Desejo, de pronto, boa sorte aos candidatos e opino que treinem para a seleção!

Seminário Estadual de Bombeiro - Matéria do site da Brigada Militar


Escola de Bombeiros realiza Seminário Estadual de Bombeiros 
Na quinta e sexta-feira (28 e 29/6), no auditório da Academia de Polícia Militar (APM), em Porto Alegre, a Escola de Bombeiros (EsBO) realizou o Seminário Estadual de Bombeiros.
Teve como palestrantes, o Tenente-Coronel Adriano Krukoski Ferreira, com o tema “Estratégias de Atuação para a Copa de 2014”, o Major Rodrigo da Silva Dutra, comandante da EsBo, com o tema “Formação e Capacitação do Profissional Bombeiro - estabelecendo um perfil profissiográfico”, o Tenente-Coronel Rogério Alberche, com o tema “Serviço de Salva-Vidas do Rio Grande do Sul – concepções para a expansão demográfica do litoral”, entre outras palestras. 


Fotos: equipe fotográfica da PM-5




Incêndio em Hospital do Rio de Janeiro - Matéria do site G1

04/07/2012 08h25 - Atualizado em 04/07/2012 10h54

Fogo atinge almoxarifado do Hospital Pedro Ernesto e cancela consultas

Bombeiros ainda combatem pequenos focos de incêndio na unidade.
Segundo assessoria, ninguém ficou ferido.

Janaína Carvalho Do G1 RJ
8 comentários
O incêndio que atingiu o Hospital Pedro Ernesto, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, na manhã desta quarta-feira (4), aconteceu no prédio anexo onde funciona o almoxarifado. As informações são da assessoria de comunicação da unidade. Segundo o hospital, não houve feridos e nenhuma área de atendimento foi afetada.

Por causa do incêndio, as consultas previstas para esta quarta-feira foram suspensas. A remarcação das consultas programadas para esta quarta será realizada a partir desta quinta-feira (5).
O prédio incendiado, informou a assessoria, era uma construção nova, inaugurada há cerca de um ano. O fogo destruiu todo o material do hospital - medicamentos e materiais, como luvas e seringas. Segundo o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Luiz Edmundo da Costa Leite, todo o material perdido no incêndio será reposto pelo governo do estado.
Seguranças do hospital convocaram parentes dos pacientes internados para uma reunião na quadra da unidade. O diretor do hospital, Rodolfo Acatalassu, e o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, vão dar informações sobre a situação dos internados ainda nesta manhã. A visitação de parentes aos pacientes internados será liberada às 15h.
A Secretaria estadual de Saúde informou que vai montar nesta quarta-feira,  um hospital de campanha para dar suporte ao Hospital Pedro Ernesto após o incêndio. A última vez que o Hospital de Campanha foi montado foi em janeiro deste ano, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, após as chuvas que atingiram a região. Essa unidade já foi utilizada em grandes tragédias, como a chuva que assolou a Região Serrana no início de 2011 e o desabamento do Morro do Bumba, em Niterói, na Região Metropolitana.

ControladoO incêndio foi controlado por volta das 7h10 desta quarta-feira pelo Corpo de Bombeiros. No entanto, segundo a corporação, por volta das 8h20, as equipes ainda combatiam alguns pequenos focos no interior da unidade. De acordo com os bombeiros, a fumaça atingiu o quarto e quinto andares, onde funcionam as enfermarias de cardiologia e neurologia. Segundo a assessoria do hospital, a fumaça também chegou às enfermarias de nefrologia, cirurgia plástica e torácica, oftalmologia, ortopedia e hemodiálise.
Cerca de cem pacientes tiveram de ser transferidos de enfermaria, segundo a assessoria da unidade. O Hospital Pedro Ernesto tem atualmente cerca de 350 pacientes internadados.


Oitenta bombeiros de nove quartéis - Vila Isabel, Benfica, Tijuca, São Cristóvão, Caju, Central, Irajá, Nova Iguaçu e do Centro de Suprimento e Manutenção de Abastecimento e Lubrificação - foram acionados para o local. De acordo com os bombeiros, a fumaça pôde ser vista do Alto da Boa Vista. O hospital foi fechado e os funcionários que chegavam no início desta manhã ficaram do lado de fora, onde acompanharam o trabalho dos militares. A todo momento, parentes de pacientes chegavam nervosos em busca de informações.

Pacientes foram retirados da unidade por medida de segurança. Algum deles foram removidos com a ajuda da escada magirus do Corpo de Bombeiros, outros foram atendidos do lado de fora. Por volta das 7h, houve um tumulto envolvendo pacientes e funcionários do hospital que buscavam informações e atendimento. Segundo a unidade, apenas os funcionários do hospital foram autorizados a entrar. Policiais militares reforçaram a segurança no local.
Mapa Pedro Ernesto (Foto: Arte G1)Mapa Pedro Ernesto (Foto: Arte G1)
Uma mulher, que não quis se identificar, estava nervosa e chorando muito do lado de fora do hospital porque, segundo ela, a afilhada dela foi operada e ela não conseguia informações sobre a menina. Uma das pacientes que acompanhou o combate às chamas foi Cleide Torres Costas, que pelo menos uma vez por semana precisa fazer exames e consulta.
"Eu fiz transplante de rins há três meses e há dois anos já faço tratamento aqui no hospital. Após a cirurgia tenho que vir aqui pelom menos uma vez por semana para fazer exames pela manhã e consulta à tarde. A única informação que me deram é que eu deveria aguardar para saber se vai ter a consulta às 13h", disse ela.

Trânsito interditado
O Centro de Operações informou que a pista da esquerda da Rua Professor Manuel de Abreu foi interditada. A pista da direita da Rua Professor Manuel de Abreu foi a opção para quem seguia para o Centro. Também foi interditada a pista da esquerda do Boulevard 28 de Setembro, na altura da Rua Felipe Camarão. Neste trecho, a opção é a pista da direita.
Para o trabalho dos bombeiros, foi suspensa a reversível que funciona na Rua Professor Manuel de Abreu desde as 6h30. Agentes da CET-Rio auxiliam motoristas na região.

Este não é o primeiro incêndio em hospitais do Rio. Em outubro de 2010 um grande incêndio destruiu as instalações do Hospital Pedro II, em Santa Cruz, na Zona Oeste. A unidade ficou fechada por mais de um ano para ser recuperada e foi reaberta recentemente.
Fumaça do incêndio no Hospital Universitário Pedro Ernesto pode ser visto de outros pontos do Rio (Foto: Marcos Estrella/ TV Globo)Fumaça do incêndio no Hospital Universitário Pedro Ernesto pode ser visto de outros pontos do Rio (Foto: Marcos Estrella/ TV Globo)

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Artigo publicado na Revista Emergência - circulação nacional

Amigos, com a finalidade de clarificar o tema relacionado à Independência Institucional do Corpo de Bombeiros, apresento-lhes um artigo produzido no ano de 2011 que foi publicado na Revista Emergência do mês de maio de 2012. Espero que ajude a clarificar o tema, especialmente para aqueles que ainda tem alguma dúvida sobre o modelo que empregamos em nosso Estado. O artigo pode ser encontrado em http://www.slideshare.net/dutra911. Grande abraço e, para aqueles que tiverem interesse e paciência, boa leitura!

Apresentação

Bom dia a todos os amigos!
Após algum tempo de reflexão, e de compreender a necessidade de um espaço para discutir, acolher idéias e rever comportamentos relacionados a nosso Corpo de Bombeiros, acabei por inserir este espaço, na forma de blog.
Espero, com isso, poder apresentar, receber e discutir idéias, planos de instrução, dar notícias, enfim, interagir com o maior número de pessoas possível e que tenham interesse pelos assuntos relacionados ao Corpo de Bombeiros e à Brigada Militar.
Minha intenção é a de atualizar o blog semanalmente, vamos ver se isso dá certo...
Grande abraço a todos os que por aqui passarem. Sintam-se em casa!